domingo, 17 de junho de 2007

GYABAN - O PRIMEIRO METAL HERO - raridade em VHS ^^



(clique na imagem para ampliá-la em tamanho real)
Nome no Brasil: SPACE COP Gabin - O Policial Espacial
Nome no Japão: Uchû Keiji Gyaban (Policial do Espaço Gyaban)
Volume: 01
Quantidade de episódios na fita: 03
01 - A Base Secreta do Mal
02 - O Japão à beira de uma Invasão
03 - Projeto Sabotado
Distribuição: Globo Vídeo
Versão Brasileira: VTI Rio
Comentários:
Em meio a enxurradas de séries tokusatsus estilo Jaspion (o único conhecido até hoje por todo mundo do Brasil) a TV Globo resolveu ir até o Japão e trazer algum enlatado japonês parecido com Jaspion.
Na Bagagem trouxe Bycrossers (exibidos às tardes da emissora no antigo horário da Sessão de Férias com desenhos e séries e que hoje ocupada pelo folhetim Malhação ¬¬), Shaider (última série da trilogia Uchû Keijis - Policiais do Espaço , por sua vez jogada para a TV Gazeta e depois de uma tempo volta a Globo nas Madrugadas) e Gyaban ( o primeiro seriado da linhagem metal-hero [extinta pela TOEI Company desde B-Fighter Kabuto] e por sua vez exibido no programa Xou da Xuxa no início dos anos 90 com poucos episódios e terminada a série na TV Gazeta)
Apesar de Gyaban ser o primeiro seriado dos Policiais do Espaço e com isso ser um ícone do Tokusatsu no Japão e na França como X-OR não foi o primeiro exibido no Brasil, e ainda por cima foi tratado com total descaso na época pela emissora carioca.
Prova disso a dublagem criticada pelos fãs até hoje.
Apesar de defendida pelos apreciadores da dublagem do tokusatsu o fato é que Gyaban teve uma péssima tradução dos seus episódios , nomes inventados como Gyaban Vencerá ao invés do Gyaban Dynamic ou o nome do herói muitas vezes confundido por Gaban, Gavan, Gabin [na capa da fita], e só falado corretamente na dublagem da sua série sucessora Sharivan, pela voz do Finado Carlos Laranjeira (Blue Flash, Jiban e Black Mask).
Com relação à lançamento no mercado de vídeo Assim como Bycrosser e Shaider Gyaban só teve um único volume pela Globo Vìdeo com três episódios, ao contrário de Sharivan com 4 volumes (este de outra distribuidora em sua exibição na antiga Rede Record).
Recentemente Gyaban participou do jogo Uchû Deka Damashi pro console PlayStation 2 juntamente com os outros dois colegas Sharivan e Shaider com todos os vilões muito bem desenhados além das memoráveis cenas de transformação de luta de cada um. Infelizmente este jogo só foi lançado no Japão.
-->>Dr. BIAS<<--

Um comentário:

Unknown disse...

Eu queria saber como adiquirir os filmes do GYABAN E OUTROS DA MESMA CATEGORIA TIPO JASPION.