sexta-feira, 22 de junho de 2007

Maskman - O último super sentai no Brasil - vol. 01



(clique na imagem para ampliá-la em tamanho real)
Nome no Brasil: Defensores da Luz Maskman
Nome no Japão: Hikari Sentai Maskman (Esquadrão da Luz Maskman)
Volume: 1
Quantidade de episódios na fita: 2
01 - A bela fugitiva
02 - O castelo subterrâneo
Distribuição: Everest Vídeo do Br.
Versão Brasileira: Álamo.
Comentários:
Trazido pela Everest Vìdeo junto de Kamen Rider Black (na época chamado de Black Kamen Rider e apelidado na Manchete de BLACK MAN @_@')
e Spielvan (batizado aqui de Jaspion 2), Maskman já não fez o sucesso esperado pois o gênero tokusatsu estava se desgastando devido a super exposição na Tv e com isso sua série sucessora Liveman ficou licensiada por Toshihiko Egashira apenas no nome da marca.
Exibida na Manchete teve uma audiência mediana mas nada que supera-se Flashman e Changeman ou seus colegas de gênero na grade da emissora.
Nesta época a Everest Vìdeo lançou 5 volumes com 2 episódios em cada fita de suas séries licensiadas incluindo Maskman.
Destas falta apenas o volume 2 para o meu acervo.
Voltando ao assunto; Além das fitas Maskman teve uma participação no Mega Álbum Jaspion 2 da Everest Vìdeo pela Editora Abril, na época um sonho de consumo completá-lo pros fãs mirins, e assim dividiu suas páginas de cromos com Kamen Rider Black, Flashman e Metalder com apenas duas páginas (por causa de seu pouco sucesso no canal paulista Band) dando mais destaque à Spielvan.
Curiosamente na dublagem do episódio 2 não foi lido seu nome totalmente traduzido em português que seria O castelo Subterrâneo - como ocorre em qualquer toku ou anime dublado - e com isso o narrador original falava o nome do episódio em japonês e tradução foi escrita erroneamente na capa - O carro subterrâneo -.
Mas nada comparado a troca de nomes nas figurinhas de Maskman no Álbum Jaspion 2 Spielvan.
Ainda falando nos Vhs nesta versão Sell Thru (venda direta pro consumidor) pode-se notar que a embalagem da fita é em uma caixa, mais comodidade pra fita. isto foi utilizado também nas capas dos Vhs de tokus da Everest , Top Tape (Jiraya e Jiban), Brazil home Vìdeo (Cybercop)
e dos desenhos americanos Barbie, Tartarugas Ninja - quando exibido na Globo nos anos 90 - e Comando em Ação GI JOE.
Anos mais tarde naquele processo de venda da Manchete em que se tornava Rede Tv, a emissora paulista que se situava na época no Rio se apoderou indevidamente das fitas masters de Maskman do Arquivo da Manchete , Jiraya, YuYu Hakusho e Shurato e os exibiu clandestinamente sem pagar os direitos ao "Seu Toshi" (Dono da antiga Everest Vídeo que depois se tornou Tikara Films).
Nesta exibição Maskman teve pouco mais de 30 episódios exibidos de forma aleatória e com um detalhe, o encerramento mostrado nas fitas seladas e que na época da exibição da Manchete era suprimido) também não foi exibido mas os previews ao contrário foram ao ar totalmente dublados logo após o termino do episódio; algo raro entre os tokus trazidos por Toshi.
Com esta exibição "às escuras" a Tikara Films faliu de vez e Toshihiko Egashira não trabalha mais com isso.
Curiosamente na França Maskman foi batizado como uma segunda continuação do fênomeno Bioman (algo como Jaspion aqui) e então chamado de Bioman 2 - Maskman com nomes inventados e abertura e encerramento editados pra cortar os créditos japoneses e inserir o logo do nome adaptado.
-->>Dr.BIAS<<--

Um comentário:

Anônimo disse...

Você diz que maskman, foi o ultimo super sentai exibido no brasil, porém os powers rangers também são sentai, o primeiro exibido no brasil foi o zyurangers, desde que a disney comprou os direitos da Toei Company, a mesma faz uma bagunça com a série trocando os atores japonenes por atores americanos, até que serve mas os originais obviamente são melhores
Abraços
Adilsom